• SOBRE
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
Menu
  • SOBRE
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • abril 24, 2022

Reforma tributária: entenda as propostas que tramitam no Congresso e o impacto na contabilidade

Para saber como funcionam os projetos que tramitam no legislativo, leia o artigo.

Depois de muitas especulações, a reforma tributária deve acontecer em 2022, para tornar o sistema tributário brasileiro mais transparente e simplificar o processo de arrecadação.

“Essa reforma vem com atraso e é muito esperada pela sociedade. O Brasil tenta se enquadrar entre as grandes economias mundiais, mas a alta carga tributária é um empecilho”, comenta o CEO da fintech Rupee, Guilherme Baumworcel.

Baumworcel explica que existem no Congresso duas propostas de reforma tributária, a PEC 110/2019 e o PL 3887/2020, ambos com o mesmo propósito: a simplificação e a extinção de uma série de tributos.

O especialista comenta as diferenças entre elas e qual o impacto da reforma sobre o setor de contabilidade. Veja abaixo:

PEC 110/2019

Com essa PEC, será criado o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que elimina diversos tributos ao unificá-los em um só: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

“Uma das vantagens do IVA é acabar com a cobrança em cascata, como acontece com o PIS/COFINS, que atualmente é cobrado em cada etapa da produção. Com o IVA, o objetivo é que não haja várias cobranças ao longo da produção, mantendo a alíquota final sempre a mesma”, explica Baumworcel.

Principais mudanças

De acordo com o especialista, com a PEC 110/2019 ficará mais fácil saber quanto será pago de imposto em cada compra.

Além disso, a reforma não deixará tudo mais caro, pois alguns preços irão subir, mas outros cairão. “Mudarão os tributos sobre produtos e serviços que consumimos. Os bens e serviços mais consumidos pela população de menor renda terão redução de taxas e o peso dos impostos ficará menor para os mais pobres e maior para os mais ricos”, explica o CEO.

PL 3887/2020

Essa proposta é dividida em quatro fases, sendo a primeira delas a substituição do PIS e do COFINS por um único tributo, o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).

Nesse modelo, não há previsão para a mudança do Simples Nacional. A alíquota será de 12% e a principal vantagem é o fim do cumulativo dos impostos federais.

As outras fases são unificar os tributos, como IPI, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), baixar as tributações de empresas, retirar as deduções para as pessoas físicas e diminuir as alíquotas e criar um imposto sobre pagamentos digitais com alíquota de 0,2%.

Porém, a CBS não é vista como reforma, pois não precisa de emenda constitucional e nem de lei complementar. “Ela une apenas dois impostos federais e não é o que a sociedade espera”, aponta Baumworcel.

Impacto na contabilidade

Segundo Baumworcel, a reforma terá impacto direto no setor contábil. “Além da simplificação e da equidade, o papel do contador será de grande importância nesse processo de mudança. Ele terá seu trabalho mais valorizado e precisará trabalhar lado a lado com o administrador da empresa, pois algumas organizações terão que fazer adaptações na área tributária e em suas operações”, afirma o CEO.

O executivo destaca ainda que, com a mudança, o mercado se tornará mais competitivo. “O profissional de contabilidade precisará se atualizar e estudar planejamento tributário, para que consiga estar apto a minimizar os riscos de erros que possam levar empresas a sofrerem alguma autuação”, finaliza.

 

Fonte: Rupee

Compartilhar:

Pesquisas por palavra chave

Mais Postagens

TECNOLOGIA, E O LUCRO DAS CLÍNICAS MÉDICAS

No cenário atual, o setor de saúde está passando por uma transformação impulsionada pela tecnologia e pelo uso inteligente de dados. As clínicas médicas que

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NO TERCEIRO SETOR

O Terceiro Setor tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na sociedade, atuando em áreas fundamentais como educação, saúde, meio ambiente e direitos humanos,

A Desoneração Tributária e recuperação de valores já é uma realidade para a área médica. Será que você tem direito?

Recentemente o poder Judiciário reconheceu em definitivo o direito de médicos e prestadores de serviço de saúde em geral de pagarem o IRPJ e a

As competências necessárias para gerir a carreira e os negócios.

Empreender na área da saúde é um desafio, inclusive para o médico quando se vê no papel de empresário, gestor ou empreendedor. Seja qual for

Medida Provisória altera Regras Trabalhistas durante o estado de calamidade pública da Epidemia COVID-19

Medida Provisória 927/2020 Na noite de 22/03/2020 foi publicada a Medida Provisória 927/2020, que estabelece medidas trabalhistas para o enfrentamento do estado de calamidade pública

Sua organização não pode ficar de fora do planejamento plurianual de sua cidade!

Olá Presidente, Gestor, Administrador de Organização da Sociedade Civil. Vivemos momentos atípicos para o Terceiro Setor no Brasil: inércia do poder público frente as necessidades

O que é Contabilidade Consultiva!

Contabilidade Consultiva é o modelo de negócios no qual a empresa contábil atua de forma mais próxima dos empresários, gestores e diretores, com foco no

Declaração do Imposto de renda poderá ser entregue até 31 de maio

Quem perder o prazo terá que pagar multa que vai de R$ 165,74 a até 20% sobre o imposto devido   Os contribuintes precisam ficar

PróximaDeclaração do Imposto de renda poderá ser entregue até 31 de maioPróximo
ADVICE CONTABILIDADE CONSULTIVA LTDA – 30.589.254/0001-58
  • UNIDADE 1 - Sorocaba - Av. Antonio Carlos Comitre, 1393 - Sl. 23
  • UNIDADE 2 - Sorocaba - Av. Washington Luiz, 685 - Sl. 37
  • UNIDADE 3 - São Paulo - Rua das Olimpiadas, 205 - 2º Andar
  • Tel.: 15 99797.4267
  • contato@advicecontabilidade.com.br